FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA


Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.

O ser humano também é considerado um agente de modificação do relevo. Além da ação natural de ocupação da superfície terrestre, as tecnologias utilizadas são capazes de destruir montanhas e construir vales, entre tantas outras possibilidades.  Dessa forma, muitas aliterações humanas no relevo são diretamente intencionais, enquanto outras são provocadas por negligência, falta de conhecimento e/ou planejamento. Leia as assertivas abaixo e aponte as que tem relação direta com essa afirmação e condizem com a realidade: 

 

I)             O capital impõe e cria novas necessidades constantemente, o que leva à exploração cada vez maior dos recursos naturais. Toda exploração gera modificações que inferem direta ou indiretamente no relevo.

 

II)            As favelas são sempre construídas em morros e é desta forma que a sociedade altera diretamente o relevo terrestre, já que outras construções, como pontes, estradas e viadutos não influenciam na geomorfologia.

 

III)           As alterações humanas relacionadas ao relevo dizem respeito aos grandes grupos econômicos, que constroem em encostas e outras áreas de risco. A população carente não apresenta condições nem de alterar o relevo.

 

IV)          Os seres humanos   modificam as paisagens e ocupam áreas inimagináveis em relação ao seu acesso. Essas ocupações acabam sendo prejudiciais ao relevo quando, por exemplo, afetam a cobertura vegetal.

 

V)           As favelas são consideradas áreas degradadas das cidades quando construídas em encostas de morros. Estas são áreas de risco, e contam com a possibilidade de deslizamentos de terra devido às chuvas.

 

Estão corretas as assertivas:




  • I, II, III e V

  • I, IV e V

  • I, II e III

  • III, IV e V

  • II, III e IV