Conforme os seus estudos sobre a industrialização brasileira, presente no capítulo: Regulação do espaço geográfico: a teoria da acumulação capitalista, pode-se afirmar que o Brasil teve uma industrialização tardia e forçada. De acordo, com essa realidade e com os seus estudos sobre a industrialização no Brasil, indique a opção correta.
Importantes cidades brasileiras surgiram durante o auge da cana-de-açúcar, do ouro, da borracha e do café. Assim, podemos afirmar que o processo de urbanização no país foi tardio.
Principalmente, no estado de Minas Gerais, a economia brasileira se baseou na monocultura de café,até o ano de 1929, porém nenhuma riqueza foi gerada.
A grande depressão de 1929 abalou todo o sistema produtivo capitalista em nível mundial, contudo a economia brasileira não foi atingida por ser baseada apenas na pecuária leiteira e de corte.
A economia brasileira teve um ritmo acelerado na produção e (re) organização, do espaço urbano, o que foi determinante para que os trabalhadores urbanos fossem empurrados para o campo.
O Brasil teve uma industrialização forçada, pois foi feita sem planejamento e à custa do rejeito das tecnologias resultantes, da sucata industrial dos países desenvolvidos.