MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA


A AIDS não tem cura, mas os portadores do HIV dispõem de tratamento oferecido gratuitamente pelo Governo. Ao procurar ajuda médica, em um dos hospitais especializados em DST/AIDS, o paciente terá acesso ao tratamento anti-retroviral. Os objetivos do tratamento são prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente com AIDS, pela redução da carga viral e reconstituição do sistema imunológico. O atendimento é garantido pelo SUS, por meio de ampla rede de serviços.

O Brasil distribui medicamentos anti-retrovirais na rede pública de saúde. Esses medicamentos retardam o aparecimento da AIDS e possibilitam maior qualidade de vida ao portador do vírus. Os anti-retrovirais agem na redução da carga viral e na reconstituição do sistema imunológico.

Fonte: Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/aids. Acesso em: 20 set. 2016.

Os primeiros fenômenos observáveis para AIDS são fraqueza, febre, emagrecimento, diarreia prolongada sem causa aparente. Na criança que nasce infectada, os efeitos mais comuns são problemas nos pulmões, diarreia e dificuldades no desenvolvimento. A transmissão da AIDS ocorre:




  • por meio da relação sexual, transfusão de sangue ou derivados, compartilhamento de seringas e agulhas, além da transmissão vertical.

  • somente pela relação sexual e transfusões de sangue.

  • somente pelo sexo vaginal, oral ou anal com um parceiro infectado. 

  • somente pelos líquidos ou secreções corporais contaminados.

  • somente pelo sexo anal com um parceiro infectado e transfusão de sangue.