Os AMPHIBIA incluem sapos, rãs e pererecas (Ordem Anura), salamandras (Ordem Caudata - cf. Figura), cobras-cegas alongadas e desprovidas de pernas, tropicais (Ordem Gymnophiona) e várias formas fósseis do Devoniano em diante. Para Storer et al.(2002, p.618 e 620) o nome da classe (gr. amphi, duas + bios, vida) indica apropriadamente que a maioria das espécies:
Salamandra.
Fonte: Acervo do autor.
possui excelente mecanismo termorregulador, sendo, portanto, homeotermas. São amniotas, a presença de placenta permite que o embrião em desenvolvimento realize trocas metabólicas com o organismo materno.
apresenta corpos envolvidos por duas conchas ósseas, uma carapaça dorsal e um plastrão ventral.
são bípedes, ovíparas e homeotérmicas (a temperatura corporal é mantida constante, mesmo com variação da temperatura do meio ambiente).
vive parcialmente na água doce e parcialmente na terra. Tanto na estrutura como na função, os anfíbios situam-se entre os peixes e os répteis, sendo o primeiro grupo de cordados a viver fora da água.
possuem um pulmão primitivo, sendo conhecidos como pulmonados ou dipnoicos. Eles conseguem viver longos períodos fora da água.