Ao classificar um grupo de animais, os cientistas procuram juntar os que possuem mais características em comum. Mas nem sempre é possível determiná-las, de modo que alguns tubarões são agrupados simplesmente por conveniência. A classificação, com certeza, pode mudar com a descoberta de novas espécies ou quando os pesquisadores revelam novas relações filogenéticas entre as espécies.
Os primeiros tubarões surgiram nos mares 400 milhões de anos atrás, cerca de 200 milhões antes dos dinossauros. Naquela época não havia répteis, pássaros ou mamíferos. Partes desses tubarões pré-históricos foram fossilizados ao caírem no fundo do mar, sendo cobertos por camadas de areia e outros sedimentos. As partes duras, como espinhos e dentes, fossilizavam-se com mais facilidade que as partes moles, que acabavam por apodrecer. Em alguns casos, tudo que restou foram impressões dos tubarões nas pedras. Dentes fossilizados de tubarão são comuns porque, desde aquela época, os tubarões trocam os dentes várias vezes em sua vida. Os esqueletos, compostos de cartilagem, não se preservam tão bem quanto os de peixes ósseos. Fósseis de tubarão são geralmente encontrados em rochas terrestres que, na pré-história, ficavam no fundo do mar.
Os cientistas sabem a idade dos fósseis pela idade das rochas em que eles foram encontrados. Os grupos mais antigos de tubarões se extinguiram, mas alguns descendentes deles, que surgiram há 200 milhões de anos, vivem até hoje.Em relação a esses animais, é CORRETO afirmar que:
possuem um sistema de linhas laterais de cada lado do corpo e da cabeça. São constituídas por pequenos canais com poros minúsculos, sob os quais há células com cílios. Essas células se espalham por todo o corpo e, assim como a linha lateral, captam as vibrações do som.
são carnívoros e, dentro de cada ordem, relativamente poucas especializações morfológicas estão associadas a hábitos alimentares diferentes. Os tubarões alimentam-se de quase tudo que são capazes de capturar, mastigar e deglutir. Nas formas aquáticas, a língua é larga, achatada e relativamente imóvel, mas alguns representantes terrestres podem protraí-la a partir da boca para capturar a presa.
tornarem-se totalmente livres da água ou de ambientes úmidos para a reprodução, os tubarões tiveram de realizar o “milagre” de evoluir ovos com cascas e membranas fetais, para a proteção dos embriões do ressecamento, dos danos mecânicos e dos dejetos metabólicos.
são importantes predadores de insetos e de outros invertebrados pequenos, e muitos são os principais vertebrados predadores em pequenas aberturas úmidas encontradas em troncos caídos, embaixo de pedras e casca de árvores, no folhiço e no chão. São importantes para o ciclo de nutrientes entre a água doce e os ambientes terrestres porque os nutrientes dos lagos, incorporados em suas larvas, são transportados para a terra por meio da dispersão e morte de indivíduos metamorfoseados.
a maioria dos peixes cartilaginosos modernos tem quatro membros relativamente frágeis, que não são adaptados para a movimentação rápida na terra. Geralmente, as pernas anteriores têm quatro dedos e as posteriores, cinco.