ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS


O fato de os mamíferos dependerem do ar para respirar levanta sérias dificuldades para a vida na água

Os cetáceos como as baleias (VIDE Figura), minimizaram esse problema, passando a respirar de modo mais eficiente do que a maioria dos habitantes de terra firme. Respirando normalmente, o homem esvazia apenas 15% do ar contido nos seus pulmões. Ao emergirem, os cetáceos, numa das suas estrondosas exalações em repuxo, libertam cerca de 90% do ar viciado por meio das narinas. Em consequência, só precisam de respirar a intervalos muito longos e têm ainda nos seus músculos uma concentração particularmente elevada de uma substância chamada mioglubina, que lhes permite:




  • armazenar oxigênio em proveito dos órgãos essenciais. Esse constituinte é responsável pela coloração escura da carne dos cetáceos.

  • armazenar oxigênio em proveito dos órgãos essenciais. Esse constituinte é responsável pela respiração branquial nos cetáceos.

  • armazenar gás carbônico em proveito dos órgãos essenciais. Esse constituinte é responsável pela coloração escura da carne dos cetáceos.

  • armazenar gás carbônico em proveito dos órgãos essenciais. Esse constituinte é responsável pela respiração branquial nos cetáceos.

  • armazenar "calor" em proveito dos órgãos essenciais. Esse constituinte é responsável pela pecilotermia nos cetáceos.