Você já deve ter percebido como os vertebrados possuem especializações e adaptações de estruturas para alimentar-se...!A alimentação dos vertebrados varia desde organismos microscópicos (diatomáceas, algas) até organismos muito grandes.
Com relação a essas informações e seus estudos sobre a fisiologia da digestão nos representantes da Classe Reptilia, assinale a alternativa CORRETA:
Alguns répteis correm, nadam ou voam para capturar suas presas, enquanto outros simplesmente saltam sobre as mesmas após aproximar-se sorrateiramente ou ficar à sua espreita.
Nos répteis, encontramos uma grande diversidade de adaptações do sistema digestório. Alguns répteis são herbívoros; outros são carnívoros. Os pequenos répteis carnívoros alimentam-se, particularmente de insetos e de outros invertebrados, enquanto os carnívoros maiores alimentam-se, especialmente, de outros vertebrados, desde peixes até mamíferos.
Nos répteis, há espécies granívoras e carnívoras, existe uma porção do esôfago em forma de saco, chamada papo, que se destina ao armazenamento temporário de alimentos.
Os répteis têm pouca necessidade de glândulas orais, porque, geralmente, sua alimentação provém da água, mas, os representantes terrestres possuem uma glândula intermaxilar no teto da boca, que produz uma secreção viscosa, facilitando a captura de suas presas.
O tubo digestório dos répteis se inicia na boca, que é geralmente precedida por um par de palpos labiais, dotados de cílios que tem por função orientar as correntes de partículas para a fenda bucal.