ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS


Por que os altos níveis de hormônios andrógenos levariam ao aparecimento de falsos pênis e escrotos, nas hienas (VIDE Figura)?

Afinal, os animais que os desenvolvem ainda são geneticamente fêmeas. Como podem genes femininos produzir imitações das estruturas sexuais masculinas, mesmo em um meio de alta concentração de hormônios andrógenos? O exame da base do desenvolvimento da anatomia sexual pode resolver esse dilema.

Acredite! Os mamíferos têm em comum um padrão para a embriologia dos órgãos sexuais, por isso, podemos tomar os humanos como exemplo. O embrião recente é sexualmente indiferente e contém todos os precursores e estruturas necessárias para o desenvolvimento, quer dos órgãos masculinos, quer dos femininos. Depois de cerca de oito semanas de concepção, as gônadas começam a se diferenciar em testículos e ovários. Os testículos em formação secretam andrógenos que induzem o desenvolvimento da genitália masculina. Se os andrógenos estiverem ausentes, ou presentes em baixos níveis, forma-se uma genitália feminina.

Os órgãos genitais externos e internos desenvolvem-se de maneiras diferentes. Com relação aos internos, o embrião recente tem precursores de ambos os sexos:




  • os ductos de Wolff (que formaram as tubas uterinas e os ovários nas fêmeas) e os ductos de Muller (que formaram os vasos deferentes – os ductos que levam o esperma dos testículos ao pênis – dos machos).

  • os ductos de Wolff (que formaram as tubas uterinas e os ovários nas fêmeas) e os ductos de Bidder (que formaram os vasos deferentes – os ductos que levam o esperma dos testículos ao pênis – dos machos).

  • os ductos de Muller (que formaram as tubas uterinas e os ovários nas fêmeas) e os ductos de Wolff (que formaram os vasos deferentes – os ductos que levam o esperma dos testículos ao pênis – dos machos).

  • os ductos de Muller (que formaram as tubas uterinas e os ovários nas fêmeas) e os ductos eferentes (que formaram os vasos deferentes – os ductos que levam o esperma dos testículos ao pênis – dos machos).

  • os ductos de Bidder (que formaram as tubas uterinas e os ovários nas fêmeas) e os ductos de Muller (que formaram os vasos deferentes – os ductos que levam o esperma dos testículos ao pênis – dos machos).