BOTÂNICA


Para garantir a sobrevivência dos vegetais, é importante que água e os minerais que nela se encontram dissolvidos, sejam transportados para as diversas partes da planta, uma vez que estes compostos, além de participarem de diversas reações bioquímicas, também serão utilizados para a fabricação de seiva elaborada. Tal como a seiva bruta, a seiva elaborada também será distribuída para diversas partes da planta, por meio dos vasos condutores de seiva.

Sobre os vasos condutores de seiva transporte de água e soluto nas plantas, analise as afirmativas abaixo marcando V para verdadeiro e F para falso.

  1. ( ) Uma das explicações para o transporte de água na planta contra a gravidade está na teoria da coesão-tensão, que diz que a água move-se por pressão negativa na raiz e pressão positiva no topo, devido a saída de água da folha por evapotranspiração.
  2. ( ) Uma das diferenças entre a estrutura do xilema e do floema é que as células do floema são unicamente células vivas, enquanto o xilema pode apresentar células vivas ou não.
  3. ( ) Os minerais dissolvidos na água penetram nas células radiculares por transporte ativo, isto quer dizer que o transporte ocorre a favor do gradiente de concentração e não envolve gasto de energia.
  4. ( ) Adesão, coesão e capilaridade são algumas das propriedades da água que possibilitam o seu transporte pela planta. A coesão é a capacidade das moléculas de água se atrair; a adesão é a atração da água por uma fase sólida (parede do vaso condutor) e a capilaridade é o movimento da água ao longo de um tubo capilar (no caso, os vasos condutores do xilema).
  5. ( ) O transporte de seiva bruta, ou seja, água e sais minerais é realizado principalmente pelo xilema, enquanto o transporte de seiva elaborada é feita principalmente pelo floema.

A sequência que preenche corretamente as lacunas é:




  • 1- V; 2 – V; 3 –F; 4 – V; 5- V.

  • 1- F; 2 – V; 3 – V; 4 – F; 5- F.

  • 1- V; 2 – F; 3 – V; 4 – F; 5-V.

  • 1- F; 2 – V; 3 – F; 4 – V; 5- V.

  • 1- F; 2 – F; 3 – F; 4 – V; 5-V.