Primeiramente, leia atentamente o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
Para Barnes e Ruppert (1996, p.134) os antozoários (Figura) são cnidários polipoides tanto solitários como coloniais, nos quais: o estágio medusoide encontra-se completamente ausente. Muitos animais familiares, tais como as anêmonas-do-mar, os leques - do - mar e os amores-perfeitos-do-mar são membros dessa classe, que é a maior das classes de cnidários, contendo mais de 6000 espécies.
O texto acima pode ser complementado pelas seguintes informações:
A grande maioria das espécies é hermafrodita, mas algumas poucas são dioicas. O ciclo vital desses animais é muito variável, podendo utilizar dois ou mais hospedeiros. Espécies de antozoários podem utilizar vertebrados e invertebrados como hospedeiro intermediário, mas a maior parte das espécies utiliza artrópodes ou anelídeos.
Diferentemente de outros cnidários, os antozoários não possuem o estágio de medusa no ciclo de vida. O pólipo produz óvulos e espermatozoides, e o ovo fertilizado se desenvolve formando diretamente um outro pólipo. Muitas espécies também podem se reproduzir assexuadamente por brotamento ou fissão.
Os cnidários antozoários apresentam como característica distinguível, o exoesqueleto quitinoso ou cutícula, que recobre todo o seu corpo. A cutícula pode ser fina e flexível, mas é em geral relativamente espessa e rígida. O movimento torna-se possível por meio da divisão da cutícula em placas separadas. Primitivamente, essas placas confinam-se a segmentos únicos, e a placa de um segmento conecta-se à placa do segmento contíguo por meio de uma membrana articular, uma região na qual a cutícula é muito fina e flexível.
Os antozoários constituem um pequeno filo de animais marinhos planctônicos e quase transparentes, comumente conhecidos como nozes-do-mar ou águas-vivas-de-pente. Eles são tão delicados que são difíceis de serem coletados nas redes planctônicas.
Os antozoários são endoparasitas comuns de todas as classes de vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Alguns causam doenças debilitantes nos animais domésticos e nos humanos.