ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS


A maioria das 11.000 espécies conhecidas de Cnidaria é marinha e as formas coloniais fixas são as mais numerosas. Suas dimensões variam desde microscópicas, a exemplo dos pólipos da fauna intersticial psâmica, até 2m de diâmetro, em algumas águas-vivas, cujos tentáculos podem estender-se a 30m. São abundantes no plâncton e nos bentos, desde a região entremarés até as grandes profundidades abissais, do equador aos polos. A maior diversidade, entretanto, ocorre em águas tropicais rasas, onde se destacam as águas vivas, os corais pétreos, os zoantídeos e os octocorais. Em águas mais frias, os hidroides e as anêmonas-do-mar são os mais conspícuos representantes do filo. Em água doce, são encontradas as hidras e alguns hidroides.

Fonte: Acervo de Ricardo Baratella (2014).

 

Em relação aos cnidários, analise as afirmativas que se seguem:

 

I) O ciclo de vida generalizado dos cnidários tem dois estágios distintos, o pólipo e a medusa, mas há espécies que não possuem um dos estágios.

II) O estágio séssil de pólipo possui um pedúnculo cilíndrico fixado ao substrato, com tentáculos ao redor de uma boca localizada no lado oposto ao ponto de fixação. Esse estágio é geralmente assexuado, mas pólipos individuais podem se reproduzir por brotamento, formando assim uma colônia.

III) A medusa (cf. Figura) é um estágio sexuado e livre-nadador, com a forma de um sino ou de um guarda-chuva. Tipicamente a medusa flutua com a boca e os tentáculos virados para baixo.

IV) As medusas produzem óvulos e espermatozoides e liberam-nos na água. Um óvulo, quando é fertilizado, desenvolve-se formando uma larva ciliada livre-nadadora chamada de plânula, a qual eventualmente se fixa no fundo e se transforma em um pólipo.

 

Está (ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:




  • I e II, apenas.

  • I, II, III e IV.

  • I, apenas.

  • II, III e IV, apenas.

  • I, III e IV, apenas.