Com relação à perspectiva de clientes, a segmentação de mercado é uma das vertentes para que a organização busque mais eficiência. Segmentar o mercado significa concentrar esforços de maneira deliberada a partes específicas do mesmo. A ideia de segmentação vem da noção de que não se consegue vender tudo para todo mundo, assim é necessário fazer escolhas de produtos / serviços e clientes.
Na mesma linha de raciocínio, demais autores mencionam que "segmentar o mercado é fazer um esforço para precisar o alvo." Assim sendo, dentre as alternativas, escolha a única que não representa uma das formas/níveis de segmentação de mercado:
Marketing de segmento, que procura isolar alguns grupos amplos de clientes que têm necessidades e desejos semelhantes, mas não iguais.
Marketing de massa, que tem como foco a produção, a distribuição e a promoção de massa de um produto único, sem diferenciação, para todos os compradores.
Marketing de nicho, que serve para descobrir um grupo definido mais estritamente cujas necessidades estão sendo totalmente satisfeitas.
O marketing individual, que pode ser definido como a habilidade de preparar produtos de massa de acordo com as exigências de cada cliente.
O marketing coletivo, que pode ser definido como a presunção da preferência de um grupo de pessoas através de pesquisas de mercado e entrevistas em coletivo.