Devido à constante interatividade entre as organizações e os seus ambientes (interno e externo) e, ainda, devido à necessidade de se manterem-se competitivas mediante o cumprimento das suas metas, surge a necessidade de um planejamento prévio das ações que permitirão às entidades atingirem tais objetivos. Assim, analise cada uma das alternativas dadas a seguir e assinale aquela afirmativa que contém a correta definição de planejamento operacional.
O planejamento operacional é aquele voltado para o ambiente externo e os efeitos das decisões gerenciais no futuro da entidade, a longo prazo, porém, não guarda qualquer tipo de relacionamento com o planejamento estratégico traçado para a entidade.
O planejamento operacional caracteriza-se pelas ações, políticas e pelos objetivos relacionados às operações da empresa.
O planejamento operacional é aquele realizado internamente e objetivando orientar as ações da entidade a curto prazo. Ele é voltado essencialmente para as ações, políticas e objetivos relacionados às operações imediatas da empresa. Tudo isso, com o intuito de permitir à organização atingir as metas estabelecidas pelo planejamento estratégico.
O planejamento operacional diz respeito ao processo de controladoria propriamente dito, constituindo-se na base do sistema de informações gerenciais voltadas exclusivamente para o longo prazo.
O planejamento operacional é aquele cujo desenvolvimento processa-se no ambiente interno das organizações e os seus efeitos afetam decisões gerenciais no futuro da entidade, a curto e longo prazo, contudo, não guarda qualquer relacionamento com o planejamento estratégico da entidade.