FUNDAMENTOS DE TEORIA DA CONTABILIDADE


Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo "o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais".

Diante do exposto analise a afirmação abaixo, julgando-a como CERTA ou ERRADA. Em seguida assinale a alternativa que contenha a melhora justificativa:

 

“O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) integra o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), logo os pronunciamentos do CPC têm aplicabilidade imediata para todos os profissionais supervisionados pelo CFC”

 




  • Certo. O CPC é superior ao CFC, por isso não há necessidade de intervenção do CFC na aplicação dos pronunciamentos criados.

  • Errado. Para ter essa aplicabilidade informada, o CPC deve publicar comunicado oficial em jornal de grande circulação em cada estado do país.

  • Certo. O CPC sendo um órgão independente, possui autonomia para aplicar seus pronunciamentos a qualquer tempo.

  • Errado. Para ter essa aplicabilidade informada, o CFC deve editar uma resolução aprovando uma norma específica (chamada de NBC TG – Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral)

  • Errado. Para ter essa aplicabilidade informada, o CPC deve protocolar projeto de lei no Congresso Nacional que após aprovada será enviada ao Senado Federal e posteriormente sancionada pelo Presidente da República.