METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA I


Marque a alternativa correta.

 “A partir da Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental realizada em Tbilisi (Geórgia), em 1977, inicia-se um amplo processo em nível global orientado para criar as condições que formem uma nova consciência sobre o valor da natureza e para reorientar a produção de conhecimento baseada nos métodos da interdisciplinaridade e nos princípios da complexidade. Esse campo educativo tem sido fertilizado transversalmente, e isso tem possibilitado a realização de experiências concretas de educação ambiental de forma criativa e inovadora por diversos segmentos da população e em diversos níveis de formação”. JACOBI, Pedro, Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade, Cadernos de Pesquisa, n. 118, mp. a1rç8o9/-220050,3 março/ 2003, Scielo. in http://www.scielo.br.

 

 A dificuldade de um consenso acerca da definição da Educação Ambiental é um dos vários problemas enfrentados pela construção dessa concepção. Contudo, houve uma consolidação da definição construída a partir da Conferência de Tbilisi (1977), que a delibera como sendo:




  • Uma dimensão que deveria ser atribuída ao conteúdo e à prática educacional, a fim de se construir uma consciência acerca dos problemas ambientais por de abordagens interdisciplinares. Nesse sentido, o objetivo seria a formação individual e coletiva para uma participação responsável e ativa nos assuntos e atividades correlatas ao tema.

  • Uma noção desenvolvida a partir da reunião das maiores empresas de multinacionais e transnacionais, cujos interesses são fundamentados pela produção sustentável e adequada ao equilíbrio ecológico e social. Dessa maneira, a indústria foi o primeiro setor a se preocupar com a conservação do meio ambiente e com a formação de uma racionalidade a partir dos fundamentos da Educação Ambiental.

  • Uma crítica às ações alternativas desenvolvidas a partir de experiências populares e cotidianas, devido ao teor pouco convencional que estes ensaios possuem. A partir dessa crítica, a Educação Ambiental foi constituída com disciplina independente nas escolas, passando a possuir profissional e horário específico para se desenvolvimento.

  • Uma ação em defesa da conservação e da diminuição da pressão sobre o ambiente construído a partir de um conjunto dos estudos científicos sem qualquer influência dos movimentos sociais ou qualquer outro de origem na sociedade civil. Assim, ficou claro que o projeto de Educação Ambiental também deve partir do meio científico desconsiderando qualquer prática que se desenvolva no seio da sociedade.

  • Uma dimensão que se deva imputar exclusivamente ao conteúdo doméstico e à educação no seio da família. Assim, a escola se desresponsabiliza do desenvolvimento de tal temática, dando maior atenção aos conteúdos que preparam os sujeitos para o mundo do trabalho.