TEORIA DA CONTABILIDADE


A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões para todos os seus potenciais usuários. Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil. Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões profissionais do mercado, tanto dos usuários quanto das normas contábeis. E no Brasil, a estrutura da teoria contábil é definida por órgãos regulamentadores, como o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

 

Neste Contexto, assinale a alternativa que justifica a ciência aplicada na prática profissional:




  • As operações merecedoras de registro não obrigatórias,  são relevantes e devem ter sequencia em seus registros para padronizar a relação de informações financeiras.

  • A contabilidade deve registrar os atos contínuos da entidade empresarial, afim de promover informações para tomada de decisão, e registrar o patrimônio.

  • A contabilidade somente deve ser feita de forma continua dentro de qualquer empresa, sem restrições, e sem procedimentos técnicos, apenas com as regras existentes.

  • O contador deve ser sempre o mesmo, uma vez que as informações da entidade não podem ser repassadas para outros contadores, evitando o vazamento de informações.

  • Foi ao final do capitalismo, que ocorreu o impulso definitivo que surgiu a Contabilidade para apenas somar resultados;