ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO II


 

Os profissionais que exercem cargos dentro da hierarquia organizacional o fazem por terem recebido uma delegação de poder. Eles passam a representar os interesses da organização e para tal, fazem a gestão dos recursos que lhe estão disponíveis. É consenso que o recurso mais valioso é o recurso humano e podemos observar que diferentes gestores exercem diferentes estilos no momento de liderar.

 

Liderar é ser capaz de influenciar pessoas a fazerem de boa vontade o que tem que ser feito em favor do coletivo. Significa, incentivar os membros de um grupo para agirem em torno de um objetivo comum e que todos possam crescer como resultado dos esforços de seus membros.

 

Dos estudos sobre a teoria dos estilos desde o início do século 20, destacam-se três. São eles: LIDERANÇA AUTOCRÁTICA, DEMOCRÁTICA e LIBERAL. Também sabemos que não existe um estilo correto, os três estão certos, porém, o grande desafio do líder é saber quando aplicar cada estilo.

 

https://www.crbasso.com.br/blog/principais-estilos-de-lideranca/ (Acessado em 16/10/2018)

 

A respeito dos estilos de liderança, analise as afirmativas a seguir:

I - Um supervisor que é principalmente focado na produção e os prazos de entrega, desconsidera as opiniões de seus seguidores e centraliza as decisões da organização é um líder autocrático.

II - Um gerente que está sempre acompanhando cobrando resultados, interferindo nas decisões do grupo e definindo as metas com a participação dos colaboradores é um líder liberal.

III - É característica da liderança democrática a participação de seguidores no processo de tomada de decisão e a definição compartilhada de objetivos e estratégias.


Marque a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

  




  • I e II.

  • I, II e III.

  • I apenas.

  • I e III.

  • II e III.