ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO II


 

Empresas competitivas buscam resultados. A economia mundial vive hoje o momento de concorrência mais acirrada que já existiu em todos os tempos. Para sobreviverem neste cenário, as empresas adotaram um rigoroso padrão de excelência e passaram a exigir resultados cada vez mais positivos.

Os novos paradigmas gerenciais requerem funções descentralizadas, participativas, interdependentes e integradas. O desenvolvimento organizacional depende da melhoria contínua dos processos de gestão, apoio e de base, pois a eficiência dos processos depende dos referenciais e recursos neles utilizados. O ser humano hoje é totalmente determinante, pois sua capacitação e motivação é que tornam possível o aumento da eficiência dos processos e produtividade de qualquer organização.

A Gestão Participativa busca criar estruturas descentralizadas, em que se faz necessário à sobrevivência da empresa, em que relacionamento cooperativo passa a ser uma ferramenta essencial para superar os conflitos internos nos processos produtivos e as mudanças nas relações do trabalho. A consciência individual e coletiva exige de seus gestores e demais pessoas da empresa visão de globalidade, isto é, saber o que sua tarefa significa na totalidade organizacional.

 

http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Artigo/5856/gestao-participativa-uma-nova-realidade.html (Acessado em 16/10/2018)

 

De acordo com as afirmativas sobre Gestão ou Administração Participativa, aponte V ou F para as seguintes afirmativas:

 

 

I - A gestão participativa constitui uma forma de gestão na qual as pessoas têm reais possibilidades de participar, com liberdade de questionar, discutir, sugerir, alterar, questionar uma decisão, um projeto ou uma simples proposta.

 

 II -  Neste tipo de gestão os subordinados realmente compartilham um grau relevante de poder decisório com seus chefes imediatos.

 

III -  A gestão participativa requer a consulta a funcionários de outras empresas no mercado. 

 

Marque a sequência correta:

 

 

  




  • F, F, F.

  • F, F, V.

  • V, V, F.

  • V, F, V.

  • V, V, V.