GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA


Observe atentamente o mapa que apresenta o Estreito de Bering e as possíveis rotas de migrações de animais da Ásia para a América e vice-versa.

 

Fonte: Acervo EAD/Uniube.

A partir dos seus conhecimentos e da análise do mapa, é possível afirmar que:




  • A análise dos fósseis auxilia na elucidação de estudos de que alguns organismos evoluíram, mesmo decorrentes de uma distribuição separada, embora não permitia concluir ou provar a movimentação das placas tectônicas.

  • A possível rota que explica a migração de diferentes espécies sobre os novos continentes formados só foi possível de ser estabelecida a partir do momento em que se explicou a teoria da tectônica de placas.

  • A teoria da tectônica de placas explica a distribuição das espécies que já existiam quando ocorreu a separação dos continentes e também aquelas que se formaram após o distanciamento dessas porções de terras emersas.

  • O Estreito de Bering está localizado no continente Europeu e, no último período de deglaciação, no final do Cretáceo Superior, com o aumento do nível dos oceanos, os animais de vida aquática conseguiram atingir o continente americano.

  • A distribuição da vida comprova os efeitos do tectonismo, uma vez que a divisão de um bloco de terras ou de um corpo d’água em dois blocos novos permite a vicariância.