MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II


Conforme o livro texto da disciplina de materiais de Construção Civil II, considere as afirmações sobre vidros.

I)          Os métodos de conformação dos vidros são quatro: 1) Prensagem - produtos de paredes grossas e uso de prensas: 2) Sopro - produtos ocos e uso de máquinas ou homem; 3) Estiramento - produção de laminados; 4) Fibra de vidro contínua - produtos em filamentos.

II)         Os métodos de conformação dos vidros são três: 1) Prensagem - produtos de paredes grossas e uso de prensas: 2) Sopro - produtos ocos e uso de máquinas ou homem; 3) Estiramento - produção de laminados.

III)        O óxido de chumbo é, normalmente, um modificador de rede, mas em algumas composições pode, aparentemente, atuar como um formador de rede. Vidros alcalinos ao chumbo têm uma longa faixa de trabalho (pequena alteração de viscosidade com diminuição de temperatura), e, desta maneira têm sido usados por séculos para produção de artigos finos de mesa e peças de arte. O chumbo também confere ao vidro um maior índice de refração, incrementando seu brilho. Vidro ao chumbo é o vidro nobre aplicado em copos e taças finas conhecidas como “cristal”, termo ambíguo, pois, já sabemos que o vidro não é um material cristalino.

IV)       Os vidros na construção civil devem apresentar luminosidade, aquecimento, garante leveza nos ambientes, relação entre os meios interno e externo.

V)        As propriedades dos vidros são: transparência, dureza e fragilidade elevada, resistência mecânica, resistência à corrosão, propriedades isolantes e propriedades à prova de vácuo.

Quanto às afirmações acima:




  • Apenas a afirmação III está correta;

  • Todas as afirmações estão corretas.

  • As afirmações I e V estão corretas;

  • As afirmações I, III, IV e V estão corretas; 

  • As afirmações II, III e IV estão corretas;