MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II


Os constituintes do cimento Portland endurecidos, principalmente as combinações hidratadas da cal com a sílica, alumina e oxido de ferro, podem reagir quimicamente com diferentes substâncias. A resistência do cimento endurecido pode apresentar-se diminuída, e no caso mais extremo, sua coesão pode desaparecer. As águas podem conter substâncias agressivas. Considere as afirmações.

I) Segundo as reações químicas, podem-se distinguir dois tipos de ação: a lixiviação do cimento endurecido; a expansão geralmente provocada pela formação de novas combinações sólidas no cimento endurecido.

II) Em geral, a lixiviação é comprovada: pela água doce; pelos ácidos; pelos sais; pelas graxas e óleos.

III) A expansão se deve principalmente aos sulfatos, gerado em águas com diferentes substâncias agressivas e, consequentemente, desagregação da pasta de cimento.

IV) A água doce pura ataca superficialmente o concreto ordinário. O poder de dissolução de água é tanto maior quanto mais pura é a água, isto é, quanto menos carbonato de cálcio e de magnésio ela contém, mais fraca é sua dureza.

V) A nocividade dos ácidos varia com sua força. Os ácidos minerais fortes tais como ácidos clorídricos, ácido nítrico, ácido sulfúrico, põem em solução todos os constituintes do cimento com formação de sais de cálcio, de alumínio e de ferro.

Quanto às afirmações acima:




  • As afirmações II e III estão corretas;

  • As afirmações I e V estão corretas;

  • Todas as afirmações estão corretas. 

  • As afirmações I e IV estão corretas;

  • As afirmações II e V estão corretas;