NORMAS E PRÁTICAS CONTÁBEIS


Vimos nos estudos da disciplina que o Novo Código Civil trouxe mudanças e imposições consideráveis aos profissionais contábeis, e sobre isso já não resta mais dúvidas. Mas, por incrível que pareça, até nos dias atuais os contabilistas tentam se adaptar às alterações, isso porque a maioria dos profissionais antigos resiste às mudanças e às novas concepções. 

Com base no exposto e na redação do Novo Código Civil sobre empresa e empresário, assinale a alternativa CORRETA:




  • Podemos entender que não basta exercer atividade economicamente organizada, com equipamentos, ferramentas, capacidade técnica, entre outras, para que se considere como empresário.

  • De um modo geral, empresário é uma organização econômica que se propõe a produzir, mediante combinação de vários elementos, visando obter lucros.

  • No Novo Código Civil, especificamente no artigo nº 966, a definição de empresário consta com os seguintes dizeres: “Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”.

  • Podemos entender que basta exercer atividade economicamente organizada, com equipamentos, ferramentas, capacidade técnica, entre outras, para que se considere como profissional liberal.

  • Consideram-se empresários os que exercem profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda que com o concurso de auxiliares ou colaboradores, exceto se o desempenhar da função exigir constituição de empresa.