CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS


De acordo com o texto sugerido como leitura - O que é Globalização - “A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações. No último século, o processo de globalização se acelerou bastante devido à Terceira Revolução Industrial (ou Revolução Técnico-Científico-Informacional). Ela promoveu a evolução das tecnologias de transporte e comunicação, de modo que a distância e as fronteiras geográficas se tornam cada vez menores. Isso contribuiu diretamente para o aumento das trocas comerciais entre os países, sobretudo para a velocidade em que essas trocas acontecem.

 

São características desse processo de globalização:

I (     )  a expansão do comércio mundial que provocou:  o aumento da concorrência entre os mercados; a grande circulação no mercado financeiro; a existência de empresas transnacionais; a formação dos blocos econômicos.

II (     ) a política multipolar no mundo globalizado, que fez surgir a necessidade de políticas reguladoras, para facilitar as trocas comerciais entre diferentes países e solucionar conflitos de interesse que possam surgir.

III (     ) a intensificação da globalização cultural, por meio de uma disseminação e  compartilhamento igualitário de conhecimentos, crenças, lei, moral, arte e costumes de uma sociedade.

IV (     ) o militarismo no processo de globalização que, século XX, foi marcado por duas guerras mundiais e mais de quarenta anos de Guerra Fria.

 

V (     ) a criação de fóruns internacionais como a OMC (Organização Mundial do Comércio) para reivindicar, em parceira com outros países, condições iguais de concorrência internacional.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas na alternativa: 

 

 




  • I, apenas.

  • I e III, apenas.

  • II, apenas.

  • I, II, IV e V.

  • I, II e III.