CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS


Paulo Freire, grande educador brasileiro, fala que a tolerância é uma entre as qualidades   indispensáveis ao melhor desempenho de professoras e professores progressistas para que o trabalho pedagógico seja sério. Ele explica o sentido de tolerância da seguinte forma:

“A tolerância não é, porém, posição irresponsável de quem faz o jogo do faz-de-conta. Ser tolerante não é ser conivente com o intolerável, não é acobertar o desrespeito, não é amaciar o agressor, disfarçá-lo. A tolerância é a virtude que nos ensina a conviver com o diferente. A aprender com o diferente, a respeitar o diferente. Num primeiro momento, falar em tolerância é quase como se estivéssemos falando em favor. É como se ser tolerante fosse uma forma cortês, delicada, de aceitar, de tolerar a presença não muito desejada de meu contrário. Uma maneira civilizada de consentir numa convivência que de fato me repugna. Isso é hipocrisia, não tolerância. Hipocrisia é defeito, é desvalor. Tolerância é virtude. Por isso mesmo se a vivo devo vivê-la como algo que assumo. Como algo que me faz coerente, primeiro, com o ser histórico, inconcluso que estou sendo, segundo, com minha opção político-democrática sem experimentar, como princípio fundamental, a tolerância, a convivência com o diferente”.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar.  São Paulo: OLHO dágua, 1997.

 

Considerando as palavras de Paulo Freire e o que você leu sobre o significado de tolerância, assinale as afirmativas CORRETAS:

 

I  (     ) A intolerância se manifesta no cotidiano das relações sociais por meio de comportamentos públicos pessoais e grupais de uns para com os outros, pois não é um processo que se passa apenas no interior da subjetividade humana.

 

II (     ) . Ser tolerante é uma forma civilizada, educada de aceitar a presença, não muito desejada, de outra pessoa que se distancia do meu modo de pensar, de agir, de perceber o mundo, e assim consentir em conviver com ela.

 

III (     ) Ser tolerante, de certa forma, é ser conivente com o intolerável, pois não é possível aceitar e acobertar o desrespeito, disfarçando meu posicionamento quanto aquilo que se distancia dos valores postos pela sociedade..

 

IV (     ) Ser tolerante,  conforme a  origem da palavra que vem do latim – tolerare,

significa acolher alguém, respeitar, ser suporte para com o outro que é considerado diferente de mim, considerando que posso aprender muito com a diferença.

 

V (     ) A tolerância é uma virtude que nos ensina a conviver com o diferente, afastando a postura irresponsável de quem é hipócrita, disfarçando sua intolerância por meio do jogo do faz-de-conta.

 

É CORRETO o que se afirma em:

 




  • II e III, apenas.

  • II e IV, apenas.

  • I, IV e IV, apenas.

  • I, II, III e IV.

  • I e III, apenas.