As rochas são consideradas como um agregado natural, resultantes da união de um ou mais minerais. A figura acima, que ilustra o ciclo das rochas, representa as várias possibilidades de transformação do magma em rocha e um tipo de rocha em outra. Com relação à figura e ao que você estudou sobre o ciclo das rochas, assinale a alternativa correta:
As rochas metamórficas resultam da transformação de uma rocha preexistente, causada, principalmente, pelo aumento da pressão e (ou) temperatura sobre a rocha, formando o granito, conhecido popularmente como brita.
O intemperismo, juntamente com os processos erosivos, representados na figura pelo transporte e deposição, é o principal mecanismo responsável, na subsuperfície, pela continuidade no ciclo das rochas.
A chegada do magma quente à superfície, pelo vulcanismo, seguida da solidificação rápida e progressiva, pela ação da água e do vento, pode dar origem ao basalto, uma das rochas mais comuns e resistentes no planeta.
As rochas sedimentares são formadas pelo vulcanismo, que, após a erupção, sedimenta a lava e a cinza no entorno das crateras vulcânicas.
As rochas sedimentares têm origem a partir do afloramento das rochas magmáticas, seguidas de aumento de pressão e consequente dobramento.