POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA


Integração é um termo complexo que recebeu diferentes interpretações. Segundo SAINT-LAURENT (1997), o termo passou por um processo de evolução distinguindo-se em fases distintas. Sobre o princípio da integração assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.


(  ) A integração na escola comum, portanto, não é para todos os alunos com necessidades especiais, mas somente para aqueles que se adaptarem às classes regulares.  Os demais serão encaminhados para escolas ou salas especiais.


(  ) Para alguns autores como Beaupré (1997), “integrar é realizar estratégias pedagógicas para que uma pessoa com deficiência tenha acesso a um sistema de educação que corresponda às suas capacidades intelectuais e motoras”. 


(  ) Segundo Santos (1997), para a integração dos alunos no ensino regular, torna-se “exigência que todos os professores se atualizem”. Reforça a ideia afirmando que “é preciso instrumentalizar o professor para saber trabalhar diversificado em sala de aula, porque a realidade não é homogênea”. (SANTOS, 1997, p. 131).


(  ) A maioria dos autores que defendem a integração, defendem também a ideia de se propiciar um atendimento diferenciado em nível pessoal, didático ou metodológico, às crianças da Educação Especial.


A sequência correta está contemplada em:





  • V, F, F, V

  • V, V, V, V

  • F, V, V, F

  • V, V, V, F

  • F, V, V, V