LIBRAS
Ao longo da história da educação de surdos, destacaram-se três correntes pedagógicas que continuam presentes ainda hoje, em maior ou menor intensidade, nas instituições e/ou escolas que atendem alunos surdos. São elas: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo.
Considerando os aspectos conceituais destas três propostas educacionais, apresente a sequência verdadeira, enumerando corretamente as sentenças abaixo: (1) Oralismo (2) Comunicação Total (3) Bilinguismo.
( ) Caracteriza-se o uso simultâneo de sinais e da fala, porém os sinais são utilizados dentro da estrutura da língua portuguesa. Nesta proposta a língua de sinais é vista como um suporte para o aprendizado da linguagem oral.
( ) Concebe a surdez como uma deficiência, e, por isso, o surdo é visto como alguém que necessita de cura. Nesta proposta não é permitido ao surdo usar a língua de sinais.
( ) Compreende a valorização da língua de sinais. De acordo com essa proposta, no Brasil, a Língua Brasileira de Sinais é a primeira língua do povo surdo, e a Língua Portuguesa é a sua segunda língua, na modalidade escrita.
Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.