Para Vigotski, o desenvolvimento de uma criança vai além do que ela já é capaz de fazer sozinha. Ele também está relacionado com os processos que estão se desenvolvendo, que ainda não foram totalmente estabelecidos. Para melhor explicar o processo de desenvolvimento da criança, Vigotski define dois importantes conceitos: o nível de desenvolvimento real e a área do desenvolvimento iminente. A partir desses estudos, assinale a alternativa que melhor define a relação existente entre nível de desenvolvimento real e a área do desenvolvimento iminente.
O processo de ensino escolar deve ser orientado para a área do desenvolvimento iminente.
Representam duas categorias distintas de capacidades da criança, não relacionadas entre si.
Esses conceitos demonstram que as atividades pedagógicas planejadas e sistematizadas pelo professor não interferem no desenvolvimento das funções psicológicas.
Significam que para que o sujeito possa apreender um conceito científico, ele precisa antes ter desenvolvido seus conceitos cotidianos.
As capacidades que compõem a área do desenvolvimento iminente hoje serão internalizadas pela criança e se tornarão parte de seu nível de desenvolvimento real no futuro.