COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I


Considere os itens abaixo sobre avanços agrícolas na região amazônica, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:

(___) A demanda pela soja em nível mundial está relacionada às transformações ocorridas no sistema agroalimentar que tem na soja uma boa parte dos produtos processados nas indústrias alimentícias como um de seus ingredientes principais (bombons, biscoitos, barras de cereais e sucos de frutas); nas indústrias de cosméticos e farmacêuticas para a produção de novos medicamentos (isoflavonas, por exemplo) e tratamentos; no uso industrial para a fabricação de ácidos graxos, na fabricação de óleos com alto conteúdo de ácido erúcico utilizado na produção de filmes, fibras, lubrificantes e combustíveis, sem falar na ração animal usada na atividade pecuária (aves, bovinos e suínos) que possui na soja um importante componente e a expansão da cultura da soja no Brasil nas duas últimas décadas alcançou grandes proporções trazendo importantes mudanças para o modelo de ocupação do espaço territorial e para o desenvolvimento da economia nacional.

(___) A produção de soja tem, nos últimos 20 anos, avançado em todas as regiões do país.

(___) Expandindo-se em princípio pelas regiões Sul e Sudeste, alcançou um crescimento vigoroso no Centro-Oeste e vem se expandindo pelos cerrados nordestinos e amazônicos recentemente. Os governos estaduais têm incentivado, a produção de grãos, inicialmente sobre áreas do cerrado, dos campos naturais, em áreas de transição cerrado-floresta ou sobre áreas degradadas de projetos pecuários fracassados.

(___) Em Rondônia, Roraima, Pará e Amazonas, o cultivo da soja ganhou grande importância e o plantio é estimulado pelo Governo Federal e dos estados e pela iniciativa privada, principalmente pelos grupos Maggi e Cargill.

(___) A expansão da monocultura, especialmente a soja se apresenta como um dos fatores importantes para o aumento das taxas de desmatamento. Na década de 1990, a expansão acaba por avançar nos limites legais da Amazônia brasileira. O principal interesse na região pelas empresas envolvidas no complexo agroindustrial residia em diminuir os custos com o escoamento da produção destinada à exportação pelas hidrovias do Madeira, ligando as cidades de Porto Velho (RO) a Itacoatiara (AM), e a perspectiva de asfaltamento da BR-163 (Cuiabá-Santarém). Mas, no bojo dessa estratégia algumas sub-regiões amazônicas acabam por se consolidar como “novas fronteiras agrícolas” da produção de soja e outros grãos, dentro da lógica do agronegócio globalizado.

 




  • V, F, V, V, V.

  • V, V, V, F, F.

  • V, V, V, V, V.

  • V, V, V, F, V.

  • V, V, F, F, V.