COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I


 Sobre novas fronteiras agrícolas é correto afirmar:




  • A frente de expansão costuma ser rapidamente sucedida por uma frente pioneira, representada por pequenos fazendeiros, que, através do processo de grilagem (falsificação de documentos e títulos de propriedades), afirmam serem eles os donos das terras utilizadas por posseiros e até mesmo grupos indígenas.

  • Em linhas gerais, a fronteira agrícola costuma configurar-se por meio de uma frente de expansão, seguida por uma frente pioneira. A primeira é responsável por consolidar de forma mais acabada a atividade agropecuária em uma determinada região. Posteriormente, essas atividades passam por uma etapa de modernização produtiva.

     

  • O primeiro estágio da fronteira agrícola do Brasil localizava-se no interior do país, durante o período inicial da colonização realizada pelos portugueses. Quando os descobridores chegaram ao nosso país, começaram a devastar a Mata Atlântica para a extração do Pau-Brasil.

  • A fronteira agrícola brasileira encontra-se em direção à região Norte do país, registrando uma grande quantidade de conflitos na área da Floresta Amazônica, com destaque para o caso Doroth Stang, uma ativista estadunidense naturalizada brasileira que foi assassinada por fazendeiros na cidade de Anapu (PA).

  • A fronteira agrícola do Brasil já esteve em várias regiões. Suas mudanças aconteceram ao longo da história em virtude da situação política, porém independente da economia de cada período.