COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I


Em relação as unidades de produção familiar é correto afirmar:




  • Unidades de produção familiar, são unidades integradas às agroindústrias e o alto nível de renda líquida resulta do comportamento oligopsônico da integradora que determina a tecnologia a ser empregada, eventualmente antecipa parcela do pagamento em dinheiro, classifica os produtos e os compra, descontando do valor desta produção as quantias adiantadas ao produtor.

     

  • A integração destas UPs ao capital industrial possui, segundo alguns autores, um sentido único, pois garante a sobrevivência do pequeno produtor e a agroindústria assegura o seu abastecimento de matéria-prima de acordo com as especificações técnicas de que necessita.

  • Unidades de produção familiar, são unidades não integradas às agroindústrias e o baixo nível de renda líquida resulta do comportamento oligopsônico da integradora que determina a tecnologia a ser empregada, eventualmente antecipa parcela do pagamento em dinheiro, classifica os produtos e os compra, descontando do valor desta produção as quantias adiantadas ao produtor.

     

  • Embora muitas unidades de produção familiar possuam níveis relativamente elevados de capital e comercialização, elas apresentam rendas líquidas baixas.

     

  • Embora muitas unidades de produção familiar possuam níveis relativamente elevados de capital e comercialização, elas apresentam rendas líquidas altas, garantindo somente a permanência dos produtores e de suas famílias no processo produtivo, a exemplo do que ocorre com a unidade de produção camponesa típica.