O aumento da renda das famílias leva ao consumo de alimentos mais elaborados, que exigem uma maior quantidade de matérias primas para serem produzidos, conforme mostra a Figura 2 abaixo. Sobre esta situação podemos afirmar:
Figura 2. Ocidentalização dos padrões de consumo.
Fonte: FAO (2006).
Pelo gráfico acima temos que países de renda mais baixa, consomem mais produtos de conveniência e snacks.
Pelo gráfico acima temos que países de renda per capita baixa, como a Africa, são grandes consumidores de grãos, arroz, feijão e tubérculos, que são alimentos de alta tecnologia.
O aumento da renda das famílias leva ao consumo de alimentos menos elaborados, que não exigem uma maior quantidade de matérias primas para serem produzidos.
Pelo gráfico acima temos que países de renda per capita alta, como a EUA, são grandes consumidores de alimentos de alta tecnologia como os grãos, arroz, feijão e tubérculos
O mundo atravessa um período de aumento expressivo do consumo de alimentos, impulsionado pelo aumento da renda das famílias dos países em desenvolvimento e pela acelerada urbanização em países como China e Índia. Pelo gráfico acima temos que a China e a India tem aumentado seu consumo de carnes, lácteos, frutas e vegetais.