FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA


Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.

Os abalos sísmicos são movimentos da crosta terrestre que ocorrem em consequência de movimentos dos materiais situados no interior do planeta, cujas forças são, por isso, denominadas endógenas. De acordo com seus conhecimentos sobre abalos sísmicos analise as sentenças a seguir e assinale a CORRETA:




  • As ondas sísmicas são vibrações propagadas do núcleo sólido da Terra. A elevada temperatura é capaz de provocar grandes explosões nessa região, gerando pressões que chegam à superfície do planeta, abalando a crosta. 

  • A maioria dos abalos sísmicos é resultado da movimentação das placas tectônicas, que estão constantemente em movimento, pois reagem às forças oriundas do interior da Terra, especialmente do manto. 

  • A energia liberada para os abalos sísmicos pode ser proveniente das alterações climáticas ou da ocupação humana no planeta. O peso exercido pelas grandes construções tem ocasionado terremotos de grandes proporções. 

  • A onda sísmica é um tipo que se propaga exclusivamente pelas águas marinhas, geralmente em consequência de alguma explosão. Essas ondas são medidas por geofones instalados nos litorais, que indicam a magnitude do tremor. 

  • Os maremotos são movimentos da crosta terrestre de ocorrência temporal superior aos terremotos. Outra diferença em relação aos terremotos é que os maremotos costumam atingir o interior dos continentes.