COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO


Considere as afirmativas abaixo extraídas do artigo “COOPERATIVISMO E AGRICULTURA FAMILIAR”, do autor Roque Lauschner, 1994. (Aluno_3_Cooperativismo_Agricultura_Familiar).

Julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente. Faça a escolha da alternativa correta:

(___) A difusão do capitalismo a nível urbano parecia universalizar-se também a nível rural, de forma a desaparecer a estrutura familiar de exploração rural e generalizar-se a grande exploração com crescente número de assalariados. Há contudo razões estruturais e evidências empíricas que acenam para o contrário.

(___) O capitalismo penetra sempre mais no campo não através das explorações rurais, mas através de outros segmentos do complexo rural (ou “agribusiness”), antes e após a produção rural propriamente dita.

(___) “Complexo rural é o conjunto de todas as operações que abarcam a produção e distribuição dos insumos rurais; as operações a nível da exploração rural; e o armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e de seus subprodutos (Davis e Goldberg, 1957, p.85)”.

(___) Uma análise estrutural da renda gerada por cada investimento nas explorações rurais, em todas as economias, frente a outras alternativas de investimento no complexo rural, mostra que o futuro está reservado à agricultura familiar. A

(___) Parece ser evidente que o produtor rural não pode centrar o problema de sua manutenção e desenvolvimento a nível das explorações rurais mas deve participar da organização do complexo rural como um todo. Por outro lado, existe a tendência de o capital, em busca do rendimento máximo, evitar os investimentos no setor de produção agropecuária e canalizar-se para os setores anteriores e posteriores à produção, deixando a produção agropecuária preponderantemente à agricultura familiar.

 




  • F, F, F, F, F.

  • V, V, V, V, V.

  • V, V, V, F, F.

  • F, V, V, F, V.

  • F, F, V, V, V.