COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO


Considere as afirmativas abaixo extraídas do artigo �GESTÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DAS COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA� dos autores ALVES, Adilson Francelino; REINEHR, Claudia Lais; XAVIER, Cinthia Hillmann; BORILLE, Luiz Claudio; LUCAS, Ivone Belon e FAUSTINO, Kassiana. (Aluno_6_Sustentabilidade).

Julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente. Faça a escolha da alternativa correta:

(___) As especificidades da agricultura familiar, sua fragmentação em diversas tipologias e sua irregular organização política e produtiva são um desafio a ser enfrentados pelos próprios agricultores, pelas políticas públicas e também pela Universidade que precisa se aproximar desta realidade para poder colaborar na construção de práticas sustentáveis.

(___) De modo geral, se de um lado, a universidade tem produzido excelentes reflexões sobre as diversas modalidades de agricultura familiar, com enfoque na sua constituição e nas suas especificidades adotando um tom bastante crítico para o fenômeno da Revolução Verde focando, na maioria das vezes, suas análises sobre os aspectos negativos desta. De outro, ela tem se mantido longe das experiências sustentáveis (ou potencialmente sustentáveis) desenvolvidas pelos agricultores em muitas localidades.

(___) Constata-se que o modelo de desenvolvimento econômico construído a partir dos anos 50 com a adoção de pacote tecnológico foi pautado em uma ATER homogeneizadora que, por muitos anos, solapou a capacidade de organização dos agricultores retirando-os das arenas de decisão e colocando-os como meros receptores de tecnologias e políticas. Embora este processo tenha efetivamente, aumentado a produtividade agrícola, trouxe como um dos desdobramentos sociais mais evidentes a redução da capacidade dos agricultores de organizarem e administrarem sua produção provocando ainda mais a marginalização de suas iniciativas.

(___) Contudo, é necessário salientar que o fenômeno da Revolução Verde não foi pacificamente absorvido pelos agricultores. Diversos processos de resistência e construção de alternativas foram construídos ao longo do tempo.

(__) Alguns, mais ou menos eficazes que os outros. Em todos, no entanto, o que se observa, é a menor ou maior capacidade das lideranças e agricultores em analisar a realidade e construir respostas adequadas ao modelo de desenvolvimento vigente, principalmente frente a necessidade de incorporar os aspectos positivos das novas técnicas e acessos aos mercados e, ao mesmo tempo, encontrar mecanismos de resistência e recusa de processos negativos.

 

 




  • F, V, V, F, V.

  • V, V, V, F, F.

  • V, V, V, V, V.

  • F, F, F, F, F.

  • F, F, V, V, V.