CLIMATOLOGIA


Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.

A radiação solar é um fator natural fundamental ao clima e à vida na Terra. Do total de radiação que atinge o topo da atmosfera apenas uma fração atinge a superfície terrestre, devido à reflexão e à absorção dos raios solares pelos gases da atmosfera. Essa fração que atinge o solo é constituída por radiação direta e por radiação difusa.

Pôr-do-Sol em Ouro Preto-MG.

 

Fonte: imagem de Alves, 2008.

 

Com base em nossos estudos sobre radiação veja quais das alternativas abaixo estão corretas:

I)          A estrutura do ambiente influencia diretamente na quantidade de radiação que chega à superfície terrestre. Assim a sucessão de dias e noites, as estações do ano, os períodos chuvosos e a passagem de nuvens podem reduzir ou aumentar a absorção de radiação.

II)         A parte mais maléfica da radiação solar é constituída pelos raios ultravioletas, que causam, invariavelmente, prejuízos incalculáveis à vida na Terra, não só aos animais, mas também às plantas. A radiação UV não oferece nenhum benefício aos seres vivos.

III)        Cada corpo possui um albedo específico. Albedo é a quantidade de energia refletida por uma superfície. Pode-se afirmar que quanto mais clara for a superfície, maior será o albedo, enquanto se a superfície for escura, a absorção será maior e, portanto, o albedo menor.

IV)       As mudanças no uso no solo eventualmente alteram o fluxo de calor dos lugares, o que, consequentemente, muda os microclimas. Assim, a construção de casas e prédios e a pavimentação das ruas, ao substituírem a vegetação, aumentam o albedo dos lugares.

V)        O calor é emitido pelo Sol por ondas curtas e retorna para a atmosfera em ondas longas. Isso se explica pela Lei de Wien, que afirma que o comprimento de onda é inversamente proporcional à temperatura do corpo emissor. O Sol emite mais calor do que a Terra.

 

Estão corretas as alternativas:




  • I, III, e V.

  • II, III e IV.

  • I, II e IV.

  • III, IV e V.

  • I, II, e III.