COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS II
Considere as afirmativas sobre a cultura do algodão e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Nas últimas três safras, com volume médio próximo de 1,7 milhão de toneladas de pluma, o Brasil se coloca entre os cinco maiores produtores mundiais, ao lado de países como China, Índia, EUA e Paquistão.
( ) O Brasil é o terceiro país exportador e o primeiro em produtividade em sequeiro. O cenário interno também é promissor: somos o quinto maior consumidor, com quase 1 milhão toneladas/ano.
( ) As projeções para o algodão em pluma indicam produção de 1,5 milhão de toneladas em 2015/16 e de 2,2 milhões de toneladas em 2024/25. O consumo desse produto no Brasil não deve crescer nos próximos dez anos situando-se em 838 mil toneladas.
( ) Devido às inúmeras possibilidades de uso de seus industriais da fibra de algodão produtos e subprodutos, tal como acontece com o gado na indústria frigorífica, o algodão é considerado o “boi vegetal”. Em termos econômicos, a pluma é o principal produto primário do algodão, pois trata-se das fibras mais longas do algodão em caroço. Praticamente, toda pluma produzida se destina à fabricação de fios, os quais são consumidos quase que exclusivamente pela indústria têxtil.
( ) Outro tipo de fibra com grande aceitação no mercado é o línter, um conjunto de fibras curtas que envolvem o caroço. Após o processo de descaroçamento, o línter pode ter diversas destinações na indústria, como na fabricação do algodão de farmácia, também conhecido como algodão hidrófilo, tecidos rústicos, estofamentos, filtros e mesmo pavios de pólvora (Beltrão et al., 2011). Além dos diferentes tipos de fibra, o algodoeiro fornece um produto cujo valor tem sido cada vez mais reconhecido pelo mercado e que também apresenta uma diversificada gama de aplicações: o caroço. Excelente fonte de óleo e proteínas, o caroço pode ser utilizado como suplemento na alimentação humana e animal ou mesmo para a fabricação de biodiesel.