COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS II
Considere as afirmativas sobre o agronegócio e as tendências de consumo e os fatores que influenciam o consumo de alimentos e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Quanto a estrutura familiar, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), a proporção de casais sem filhos apresenta crescimento constante, fortalecendo ainda mais a tendência de queda no número médio de filhos por mulher. Outra tendência fica clara, a de jovens casais, sem filhos ou com até 2 filhos, consumindo alimentos processados e industrializados de rápido preparo.
( ) Segundo estudo apresentado pela ONU, em relação ao envelhecimento, em 1950 a idade média da população era de apenas 24 anos, o mesmo estudo estima que em 2020, a população acima de 60 anos representará 13,4% do total, contra 8,1% observados em 1950 e esses dados mostram a uma tendência de consumo, ou seja, as taxas indicam uma alteração no perfil das necessidades nutricionais dos produtos a serem consumidos para cada faixa etária abordada.
( ) Em taxas exponenciais, ano após ano, as mulheres vêm se destacando no acesso a vagas, que antes eram exclusivamente reservadas a homens e essa situação faz com que aumente a alimentação fora do lar e a compra de alimentos prontos para o consumo.
( ) A renda interfere quantitativamente e qualitativamente na busca por alimentos e de forma geral, excluindo nichos de mercado e demais particularidades, crescentes níveis de renda levam, em um primeiro momento, ao aumento da quantidade consumida e, logo após, a uma melhor seleção dos produtos adquiridos, ou seja, a busca por alimentos de melhor qualidade.
( ) Nos níveis elevados de renda, essa parcela dos consumidores passa a considerar características além das nutricionais e se preocupam e consideram os aspectos relacionados à sustentabilidade no processo produtivo, boas práticas de fabricação, preservação ao meio ambiente, produtos que gerem baixos níveis de resíduos, regionalização e certificações.