O famoso Davi, de Michelangelo (1475-1564), ilustra o maior paradigma visual do novo conceito de homem, como “o maior milagre do Universo”, constituindo a nova chave de leitura da mentalidade renascentista. No Renascimento, o homem torna-se o sujeito de sua história e, por isso, adquire a dimensão processual da dinamicidade e da provisoriedade.
Sobre o humanismo renascentista e o resgate das dimensões constitutivas do ser humano, assinale a alternativa CORRETA.
A ênfase na liberdade e na autonomia humana ilustrava a ascensão do ateísmo e o descaso com o dogmatismo que sustentava o mundo religioso.
O cultivo da cultura clássica greco-romana resgatava a influência dos dogmas cristãos destacando a religiosidade como dimensão fundamental do homem.
O desejo de autenticidade estética sugeria o fortalecimento dos valores tradicionais que identificam o homem como sujeito essencialmente espiritual.
O reconhecimento da dignidade humana fundamentada na liberdade indicava a busca pelo equilíbrio entre a emoção, a experiência e a razão.
A ênfase na dimensão espiritual do homem destacava a superioridade da fé e a subordinação da razão à verdade acolhida como revelação divina.