FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Da antiguidade, passando pelas comunidades primitivas, educação hebraica, grega, romana, Idade Média, sociedades camponesas e artesãs podemos ver o quanto a ideia de infância toma forma e se desconfigura não de forma linear ou gradativa no tempo, mas com idas e vindas: ora se dá valor à infância, ora a desconhece; ora a criança é algo substituível, ora imprescindível.         (LOYOLA, 2004)

 

Há poucas décadas, as informações que as crianças recebiam, vinham de seus pais ou professores, ou de um círculo familiar próximo. Hoje a educação não se processa somente no âmbito familiar ou escolar: televisão, cinema, jornais, revistas, brinquedos, propagandas, livros, esportes, tudo isso contribui para a formação das crianças.

São consequências dessas mudanças:

I.As crianças hoje estão sendo educadas mais pelas corporações empresariais que pela família e pela pedagogia escolar. Os educadores precisam ficar atentos a essa mudança.

II.Os adultos trouxeram as crianças para o seu mundo: na forma de vesti-las, calçá-las, frequentar ambientes noturnos (bares, restaurantes). Tudo isso afeta a vida, a forma de agir e a constituição da infância.

III.As sociedades, na era contemporânea, se transformam muito rapidamente, mantendo os valores, crenças, ideais e costumes que caracterizavam nitidamente cada etapa do desenvolvimento infantil.

IV.As mudanças que ocorrem atualmente na forma de conceber e tratar a infância e as consequências dessas mudanças nos processos educativos fomentados por informações que vêm de todos os lados, chegam até as crianças com um grande apelo visual e sonoro, a qualquer hora, em qualquer tempo.

Estão corretas as afirmativas:




  • I, II e III; 

  • I, II e IV;

  •  II, III e IV;

  •  III e IV;

  • II e III;