PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Nos estudos sobre a abordagem histórico-cultural (FONTANA & CRUZ,1997), vimos que, segundo essa abordagem, a partir do seu nascimento, a criança está constante interação com o adulto e com o meio sociocultural. “Nesse processo interativo, as reações naturais – herdadas biologicamente - de resposta aos estímulos do meio (tais como a percepção, a memória, as ações reflexas, as reações automáticas e as associações simples) entrelaçam-se aos processos culturalmente organizados e vão se transformando em modos de ação, de relação e de representação caracteristicamente humanos. ” (FONTANA & CRUZ, p. 57,1997). Nesta direção,




  • Leontiev, psicólogo integrante do grupo de Vygotsky, diz que nós, seres humanos, não nascemos “homens”, mas aprendemos a ser “homem”.

  • Luria, psicólogo integrante do grupo de Vygotsky, diz que nós, seres humanos, precisamos aprender a compartilhar.

  • Lúria, psicólogo integrante do grupo de Vygotsky, diz que nós, seres humanos, necessitamos da linguagem como condição para desenvolver nossas capacidades intelectuais.

  • Luria, psicólogo integrante do grupo de Vygotsky, diz que nós, seres humanos, nascemos humanos e, por isso, não precisamos aprender os comportamentos humanos.

  • Leontiev, psicólogo integrante do grupo de Vygotsky, diz que nós, seres humanos, nascemos humanos e, por isso, não precisamos aprender os comportamentos humanos.