PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Nos estudos sobre o desenvolvimento, a aprendizagem e educação, vimos "a ênfase dada pelos comportamentalistas à questão da aprendizagem é resultado do pressuposto de que o ambiente e a experiência são determinantes do comportamento" (FONTANA & CRUZ, p. 31, 1997).  Nesta direção, podemos afirmar que:




  • a concepção de que os comportamentos aprendidos pelos seres humanos surgem em decorrência dos fatores biológicos (das influências biológicas) ea ideia da possibilidade da definição e caracterização desses comportamentos têm influenciado as práticas educacionais.

  • a concepção de que os desenvolvimentos dos seres humanos surgem em decorrência dos fatores sociais (das influências sociais) e a ideia da modelagem desses fatores têm influenciado as práticas educacionais.

  •  a concepção de que os comportamentos aprendidos pelos seres humanos surgem em decorrência dos fatores ambientais (das influências do meio em que vivem) e a ideia da possibilidade da modelagem desses comportamentos têm influenciado as práticas educacionais.

  • a concepção de que os comportamentos aprendidos pelos seres humanos surgem em decorrência dos fatores sociais (das influências sociais) e a ideia da possibilidade d e conceituar esses fatores têm influenciado as práticas educacionais.

  • a concepção de que os comportamentos aprendidos pelos seres humanos surgem em decorrência dos fatores biológicos (das influências biológicas) e a ideia da possibilidade da modelagem desses fatores têm influenciado as práticas educacionais.