MERCADO DE CAPITAIS E DERIVATIVOS


De acordo com o modelo de precificação de ativos de risco, modelo CAPM, de William Sharpe, o coeficiente beta exprime o risco sistemático de um ativo e indica como um título é sensível a forças de mercado. Considere o beta das ações BBAS3, do Banco do Brasil S.A., igual a 1,64 e o beta das ações ABEV3, da AMBEV S.A., igual a 0,69 para julgar as seguintes afirmações (fonte: Rivanews.com. Disponível em http://rivanews.com/pulso/beta.php acesso 15 fev. 2017):

 I. O coeficiente beta das ações BBAS3 indica que o preço dessas ações é menos sensível a flutuações de mercado que o preço das ações ABEV3; por conseguinte, as ações BBAS3 são menos arriscadas que as ações ABEV3.

 II. O coeficiente beta das ações BBAS3 indica que essas ações se movem em direção contrária à carteira de mercado; o coeficiente beta das ações ABEV3 indica que essas ações se movem na mesma direção da carteira de mercado.

III. O coeficiente beta das ações BBAS3 indica que o risco sistemático dessas ações é superior ao risco sistemático de mercado; o coeficiente beta das ações ABEV3 indica que o risco sistemático dessas ações é inferior ao risco sistemático de mercado.

IV. O coeficiente beta das ações BBAS3 indica que o investimento nessas ações é defensivo; o coeficiente beta das ações ABEV3 indica que o investimento nessas ações é agressivo.

V. Uma valorização média de 10% na carteira de mercado determina uma expectativa de retorno de 16,4% nas ações BBAS3 e de 6,9% nas ações ABEV3.

 

Estão CORRETAS as afirmações:

 

 




  • II, III e IV, apenas.

  • III e V, apenas.

  • I, II e III, apenas.

  • I e V, apenas.

  • III, IV e V, apenas.