ARTE E EDUCAÇÃO


A conquista da função semiótica ou da função simbólica, por volta de um ano e meio a dois anos de idade, marca a passagem da inteligência sensório-motora para a inteligência pré-operacional. Este estágio evolutivo, também chamado de inteligência representativa, caracteriza-se pelo início da capacidade de “falar de realidades ausentes através de símbolos”.

Assim, nessa fase, a originalidade do comportamento infantil está, exatamente, na interação singular dessa estrutura de representação com as limitações de um pensamento pré-lógico. Isto traz, como resultado, o pensamento mágico, livre dos freios da racionalidade e que permite voos criativos, imaginários, ricos em crenças nas imagens do próprio pensamento, nem sempre condizentes com a realidade do mundo objetivo (BORGES 2003, p.105).

 

Leia, com atenção o texto acima. Agora, analise as afirmativas abaixo e verifique as que estão CORRETAS de acordo com o texto lido:

I. A originalidade e riqueza do comportamento infantil, no período pré-operacional, resulta da interação entre a capacidade de representação com as limitações do pensamento pré-lógico.

II. A função simbólica é uma característica da inteligência pré-operacional.

III. A inteligência representativa, própria do período sensório-motor, significa que a criança já é capaz de falar de realidades ausentes.

IV. Com a conquista da função simbólica, o pensamento da criança se torna mágico, possibilitando voos da imaginação, tornando-o original e rico de imagens.

V. Como o período pré-operacional caracteriza-se pelo pensamento pré-lógico, o professor precisa tomar cuidado com as propostas que apresenta, pois elas podem resultar em uma fuga da realidade pela criança.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:





  • II e V apenas.

  • II e IV apenas.

  • I, II e IV apenas.

  • II, III e IV apenas.

  • I, III e V apenas.