HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO


Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

O ideal de educação que se coloca em Roma é o da formação do bom orador. Esse deve reunir as qualidades da dialética, da filosofia, da poesia, do ramo jurídico e da arte de atuar. Somados a esses aspectos, vem o exímio comportamento moral, cosmopolita e multicultural, já que o Império Romano agregava diversos povos e culturas. O novo modelo de educação se resumia na palavra humanitas, correspondente à Paidéia grega.

 

(AIDAR, M. A.; BORGES, A. C. História Geral da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, p. 74)

 

Considerando o texto em destaque, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

Os pedagogos romanos encaravam a reflexão filosófica com descrença e, quando a ela recorriam, preferiam os assuntos éticos e morais influenciados pelos pensadores do período helenístico.

PORQUE

O ideal de ensino enciclopedista, centrado na erudição dos conteúdos, tornava a trama do discurso romano mais literária que filosófica.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.




  • A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.

  • As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

  • As duas asserções são proposições falsas.

  • As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  • A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.