A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, salienta que, para sobreviver no mundo globalizado, é indispensável aprender novas formas de letramento e desenvolver a habilidade para localizar, avaliar e usar efetivamente as informações que se encontram disponíveis de várias formas. Assim, compreendemos que uma pessoa é funcionalmente alfabetizada:
O ensino da leitura e da escrita deve ser entendido como prática de um sujeito agindo sobre o mundo para transformá-lo, através de sua ação.
Quando mesmo sem aprender novas formas de letramento, desenvolve habilidade para decorar as informações que estão disponíveis à sua volta.
Quando obtiver o conhecimento em leitura que a instrui a engajar-se efetivamente em todas as atividades no processo de alfabetização.
Quando ele(a) sabe ler e produzir textos, dos mais variados gêneros e temas.
Quando ela adquiriu o conhecimento e as habilidades em leitura e escrita que a capacitam a engajar-se efetivamente em todas as atividades nas quais a alfabetização é normalmente prevista em sua cultura ou grupo.