ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


Na disciplina Alfabetização e Letramento”, você estudou sobre os usos e funções sociais da escrita e usos da escrita na cultura escolar. Dessa forma, leia as afirmativas a seguir:

 I - (    ) Nossa vida social se organiza em torno da escrita. No dia-a-dia dos cidadãos, as práticas de leitura e escrita estão presentes em todos os espaços, a todo momento, cumprindo diferentes funções.

II - (   ) Quando digo leitura não quero dizer o ato de codificação e decodificação do alfabeto. Mas, sim, da leitura do mundo que rodeia a criança, da sua forma de percepção do mundo.

III - (   ) É por meio da leitura de mundo que a criança dá sentido aos atos e às manifestações do comportamento humano, realizando aprendizagens individuais e coletivas.

IV - (   )  As práticas pessoais e interpessoais de leitura e escrita  nos possibilitam organizar o cotidiano, nos entender, registrar e rememorar vivências (agendas, listas de compras, diários, cadernos de receita), bem como incrementar as trocas, a comunicação, a convivência, enfim (bilhetes, cartas de amor, e-mails).

V – (    )  Trabalhar conhecimentos, capacidades e atitudes envolvidas na compreensão dos usos e funções sociais da escrita implica, em primeiro lugar, trazer para a sala de aula muitos textos, pertencentes a gêneros diversificados, presentes em diferentes suportes e disponibilizar somente para observação e manuseio pelos alunos.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:




  • I e II apenas;

  • I, II, III e IV apenas;

  • I, II e III apenas;

  • I,  III, IV e V  apenas;

  • Todas as afirmativas estão corretas;