PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Nos estudos sobre a Psicologia da educação (CARMO, 2012), vimos que, no final do século XIX e início do século XX, a Psicologia da educação, segundo CARMO (p. 41/42, 2012), “caracterizava-se pela naturalização dos problemas de aprendizagem e pela patologização dos desajustes apresentados pelo aluno. ” E, que, aos poucos, essa “postura” veio sendo questionada e superada. Nesta direção, o autor afirma que
I –a direção do olhar, sobre esse campo do conhecimento mudou, pois, a cada dia, a psicologia da educação volta sua atenção para as relações sociais dentro e no entorno da escola.
II –a direção do olhar, sobre esse campo do conhecimento mudou, pois, a psicologia da educação, cada vez mais, busca entender a complexidade das relações que envolvem os atores que atuam no âmbito educacional e as influencias dessas relações na personalidade das pessoas.
III – a direção do olhar, sobre esse campo do conhecimento mudou, pois, a psicologia da educação, a partir das inter-relações existentes no contexto escolar, passa a investigar as diversas nuances do fenômeno educativo, para além das dificuldades apresentadas pelos alunos.
Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em: