PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Segundo João dos Santos Carmo (2012), “um aspecto marcante entre os seres humanos é que cada sociedade e época lidam de maneira diferente com essas mudanças e períodos invariáveis [infância, adolescência, entre outros]. Estudo antropólogos e históricos tem documento fartamente que a divisão das etapas de desenvolvimento aceita no ocidente não é natural, e sim cultural” (CARMO, p. 153, 2012). A partir da leitura cuidadosa da citação acima, podemos afirmar que:




  • para Carmo (2012), as etapas do desenvolvimento, como por exemplo: a infância, a juventude, a velhice; são períodos/etapas classificados biologicamente, de acordo com as características hereditárias.

  • para Carmo (2012), as etapas do desenvolvimento, como por exemplo: a infância, a juventude, a velhice; são períodos/etapas classificados, apenas, pelas idades cronológicas dos indivíduo envolvidos.

  • para Carmo (2012), as etapas do desenvolvimento, como por exemplo: a infância, a juventude, a velhice; são períodos/etapas classificados de acordo com sua etnia e suas condições biológicas.

  • para Carmo (2012), as etapas do desenvolvimento, como por exemplo: a infância, a juventude, a velhice; são períodos/etapas classificados socialmente de acordo com as concepções sociais e políticas de uma determinada cultura.

  • para Carmo (2012), as etapas do desenvolvimento, como por exemplo: a infância, a juventude, a velhice; são períodos/etapas classificados pelo ambiente em que vivem, de acordo com as concepções biológicas e comportamentais de uma determinada cultura.