GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


Conforme estudado na segunda semana da disciplina Gestão de Pessoas na Administração Pública entende-se por agentes políticos aquelas pessoas que têm uma função pública em regra vinda de eleição.

Sobre esta temática analise as afirmações a seguir:

I- A forma de investidura é a eleição, salvo para Ministros e Secretários, que são de livre escolha do Chefe do Executivo e providos em cargos públicos, mediante nomeação.

II- Existem normas específicas para a escolha, investidura, conduta e processo por crimes funcionais e de responsabilidade, que são privativos dos agentes políticos.

III- Compreendem agentes políticos, considerando o poder executivo, os chefes dos executivos (contemplando as três esferas da administração pública) e seus respectivos vices, ministros de Estados, secretários municipais e estaduais; membros do poder legislativo (senadores, deputados federais e estaduais e vereadores; no poder judiciário, os magistrados, integrantes do Ministério Público e os Ministros ou Conselheiros dos Tribunais de Contas.

Assinale a alternativa correta. 




  • Apenas as afirmaçções  I e II  estão corretas.  

  • Apenas a afirmação II está correta. 

  • Apenas a afirmação III está correta. 

  • As afirmações I, II e III estão corretas. 

  • Apenas a afirmação I está correta.